Friday, February 11, 2022

Saudosismo Rondoniense

 


Eu já fui feliz em Porto Velho

(quando era novo).

Olhava para o que via

( e o que não via sonhava

como se houvesse)

e recebia o fim de tarde avermelhado

com uma prece

vendo a imensidão das águas do Madeira

se encontrar com o céu,

enquanto o sol se perdia

e a lua gloriosa assumia

seu lugar de rainha.

Os anos passaram, os cabelos

foram prateando e flutuando ao vento

até chegar este momento

em que o silêncio me rodeia

sem as vozes de amigos,

que entraram na senda eterna,

e a cidade não me parece mais,

como sempre foi,

tão cálida, hospitaleira, generosa.

Nem mesmo os ipês floridos

trazem de volta a alegria

e me vejo, deste modo,

a cultivar uma nostalgia

que não faz sentido

porque, em Porto Velho,

tento encontrar

uma Porto Velho

que não há mais.     

Ilustração: Governo Federal.

 

No comments: