Sunday, December 12, 2021

MEMÓRIAS DE NAPOLEÃO


  “É melhor não ter nascido do que viver sem glória”

 (Napoleão Bonaparte


Ah, nascer numa ilha da Córsega, 

Apesar do meu pequeno tamanho,

Talhado para a grandeza,

Não é para qualquer um.

Para conquistar a Europa e criar a realeza 

Com uma liderança tão forte e delicada, 

Que misturava o amor e a espada, 

Me tornou um ser dominador: 

O homem de todas as mulheres 

E a mulher de todos os homens! 

Claro que a inveja sempre tece Intrigas

 e o poder traz desamor e ódio, 

Tanto que falavam do meu nariz de palha 

E coisas mais absurdas como, por exemplo, 

Que minha mulher foi a maior prostituta da França,

Quando somente tinha uma forte volúpia. 

Por mais generosa que fosse 

(E ela era, mesmo sendo uma mulher doce) 

Não poderia dar aos doze, em pares,

E usavam até análise combinatória para denegrir 

(o que até me fazia desdenhar e sorrir) 

Que, na sua carne, teriam se hospedado mais homens 

Que todos os meus batalhões! 

Queriam derrubar minha glória

Com coisas tão irrisórias em vão.

Só em Waterloo explodiram minha história.

Mas soldados e cavalos por mim tombaram

E, mesmo assim, não ofuscaram Austerlitz

Não seria um Champollion chinfrim, 

Que apenas decifrou hieróglifos 

Em festins devassos, que sufocaria meus feitos.


Nem na Ilha de Elba o legado foi desfeito.

Meu poder imperial somente sucumbiu 

No exílio letal de Santa Helena. 

Porém jamais poderão afirmar 

Que minha herança foi pequena. 

Ilustração: https://www.portaldalideranca.pt/. 

No comments: