Tuesday, July 25, 2023

E, de novo, Adolfo García Ortega

 


DESFILE

Adolfo García Ortega

me abalanzo a la puerta a ver el desfile
desfila mi sangre, desfilan mis padres,
la noche se abre en mitad del desfile
los sueños desfilan entre las tinieblas
son sueños extraños que me son hermosos
pasan animales con voces que entiendo
los que sollozan, los que ríen pasan
pasan los torpes, los genios, los bellos
marionetas, soldados, niñas, pedigüeños
desfilan las manos, desfilan las sombras
colores, ritos, pausas, hasta los errores veo
un desfile de lo que fuimos y lo que seremos
por mi puerta pasa y yo me entretengo.

DESFILE

Corro para a porta para ver o desfile

desfila o meu sangue, desfilam meus pais,

a noite se abre na metade do desfile

os sonhos desfilam pela escuridão

são sonhos estranhos que, para mim, são formosos

passam animais com vozes que entendo

os que soluçam, os quem riem passam

passam os torpes, os gênios, os belos

marionetes, soldados, meninas, pedintes

desfilam as mãos, o desfilam as sombras

cores, ritos, pausas, até os erros vejo

um desfile do que fomos e do que seremos

pela minha porta passa e eu me entretenho.

Ilustração: Jornale.com.br.

No comments: