Sunday, July 30, 2023

Voltamos a Borges

 


COMPOSICIÓN ESCRITA EN UN EJEMPLAR DE LA GESTA DE BEOWULF

Jorge Luis Borges

A veces me pregunto qué razones

Me mueven a estudiar sin esperanza

De precisión, mientras mi noche avanza

La lengua de los ásperos sajones.

 

Gastada por los años la memoria

Deja caer la en vano repetida

Palabra y es así como mi vida

Teje y desteje su cansada historia.

 

Será (me digo entonces) que de un modo

Secreto y suficiente el alma sabe

Que es inmortal y que su vasto y grave

 

Círculo abarca todo y puede todo.

Más allá de este afán y de este verso

Me aguarda inagotable el universo.

COMPOSIÇÃO ESCRITA EM SEU EXEMPLAR DA GESTA DE BEOWULF

Ás vezes me pergunto que razões

Me movem a estudar sem esperança

De precisão, enquanto minha noite avança

A língua dos ásperos saxões.

Desgastada pelos anos a memória

Deixa cair em vão repetida

A palavra e assim como a minha vida

Tece e destece sua cansada história.

 

Será (me digo então) que de um modo

Secreto e suficiente a alma sabe

Que é imortal e que seu vasto e grave

 

Circulo abarca tudo e pode tudo.

Mais além deste afã e deste verso

Me aguarda inesgotável o universo.

Ilustração: Outro Ángulo.

 

 

No comments: