Sunday, December 31, 2023

No fim do ano, Emily Dickson

 


 ONE YEAR AGO-JOTS WHATS? (296)

Emily Dickinson

One Year ago-jots what?

God-spell the word! I-can’t-

Was’t Grace? Not that-

Was’t Glory? That-will do-

Spell slower-Glory-

 

Such Anniversary shall be-

Sometimes-not often-in Eternity-

When farther Parted, than the Common Woe-

Look-feed upon each other’s faces-so-

In doubtful meal, if it be possible

Their Banquet’s true-

 

I tasted-careless-then-

I did not know the Wine

Came once a World-Did you?

Oh, had you told me so-

This Thirst would blister-easier-now-

You said it hurt you-most-

Mine-was an Acorn’s Breast-

And could not know how fondness grew

In Shaggier Vest-

Perhaps-I couldn’t-

But, had you looked in-

A Giant-eye to eye with you, had been-

No Acorn-then-

 

So-Twelve months ago-

We breathed-

Then dropped the Air-

Which bore it best?

Was this-the patientest-

Because it was a Child, you know-

And could not value-Air?

 

If to be “Elder”-mean most pain-

I’m old enough, today, I’m certain-then-

As old as thee-how soon?

One-Birthday more-or Ten?

Let me-choose!

Ah, Sir, None!

UM ANO ATRÁS-ANOTOU O QUÊ? (276)

Um ano atrás – anotou o quê?

Deus, soletre a palavra! Não posso-

Não era Graça? Isto não-

Não era Glória? Que vai fazer-

Soletre mais devagar-Glória-

 

Este aniversário será-

Às vezes - não frequentemente - na Eternidade -

Quando mais separados, do que a desgraça comum -

Olhem - alimentem-se um do outro - então -

Na refeição duvidosa, se for possível

O banquete deles é verdadeiro-

 

Eu provei-descuidado-então-

Eu não conhecia o Vinho

Veio uma vez por mundo – veio você ?

Oh, você tinha me dito isto-

Esta sede iria formar bolhas - mais fácil - agora -

Você disse que isso te machucou-mais-

O meu - era um peito de bolota -

E não poderia saber como o carinho cresceu

Em colete mais felpudo-

Talvez... eu não pudesse...

Mas, se você tivesse olhado...

Um gigante - cara a cara com você, estava -

Sem Bolota-então-

 

Então-doze meses atrás-

Nós respiramos-

Então largou o ar-

Qual suportou melhor?

Foi este - o mais paciente -

Porque era uma criança, você sabe...

E não poderia valorizar – Ar?

 

Se ser “Ancião” – significa mais dor –

Tenho idade suficiente hoje, tenho certeza... então...

Tão velho quanto você - quanto tempo?

Um – Aniversário a mais – ou Dez?

Deixe-me escolher!

Ah, senhor, Nenhum!

Ilustração: O Ponto Dentro do Círculo.

No comments: