Tuesday, December 05, 2023

Uma poesia de Henry Scott Holland

 


DEATH IS NOTHING AT ALL

Henry Scott Holland

Death is nothing at all.

I have only slipped away to the next room.

I am I and you are you.

Whatever we were to each other,

That, we still are.

 

Call me by my old familiar name.

Speak to me in the easy way

which you always used.

Put no difference into your tone.

Wear no forced air of solemnity or sorrow.

 

Laugh as we always laughed

at the little jokes we enjoyed together.

Play, smile, think of me. Pray for me.

Let my name be ever the household word

that it always was.

Let it be spoken without effect.

Without the trace of a shadow on it.

 

Life means all that it ever meant.

It is the same that it ever was.

There is absolute unbroken continuity.

Why should I be out of mind

because I am out of sight?

 

I am but waiting for you.

For an interval.

Somewhere. Very near.

Just around the corner.

 

All is well.

 

A MORTE NÃO É NADA

A morte não é nada.

Eu apenas escapuli para a próxima sala.

Eu sou eu e você é você.

O que quer que fôssemos um para o outro,

Isto nós ainda somos.

 

Chame-me pelo meu antigo nome familiar.

Fale comigo da maneira mais fácil

como você sempre usava.

Não coloque nenhuma diferença em seu tom.

Não use um ar forçado de solenidade ou tristeza.

 

Ria como sempre rimos

nas pequenas brincadeiras que gostávamos juntos.

Brinque, sorria, pense em mim. Reze por mim.

Deixe meu nome ser sempre a palavra familiar

que sempre foi.

Que seja falado sem efeito.

Sem o traço de uma sombra sobre ele.

 

A vida significa tudo o que sempre significou.

É o mesmo que sempre foi.

Há uma continuidade absoluta e ininterrupta.

Por que eu deveria estar fora de mente

porque estou fora de vista?

 

Estou apenas esperando por você.

Por um intervalo.

Em algum lugar. Muito próximo.

Virando a esquina.

 

Tudo está bem.

Ilustração: Jornal da Mooca.

No comments: