Saturday, September 26, 2026

Até Tão Longe (Even From So Far Away)

 

                                    ATÉ TÃO LONGE

Silvio Persivo

Se agora houvesse um café,

ainda que fora da tradicional hora,

 eu te falaria, com ternura, sobre o reino de prazer

que a distância não revela

e a beleza simples de viver ao teu lado.

Olho as evoluções do tempo, os pontos negros, as sombras, os cinzentos espaços;

perscruto as escolhas sem me sentir culpado

por não saber os próximos passos, por não ter soluções.

Adoraria uma sardinha ou um peixe grelhado;

estar do teu lado ainda,

minha linda,

enquanto degusto o sashimi com shoyu, este molho japonês, tão nosso.

Mas vivo o que posso,

e o possível, agora,

é apenas te dizer:

ainda que tão longe,

com o amargor de tanta distância,

não se esgota o meu querer:

sinto uma imensa saudade de você!

EVEN FROM SO FAR AWAY

If there were a coffee now-

even if it were outside the usual time-

I would speak to you, tenderly, of the realm of pleasure

that distance does not reveal,

and the simple beauty of living by your side.

I watch the unfolding of time, the dark spots, the shadows, the gray spaces;

I examine my choices without feeling guilty

for not knowing the next steps, for having no solutions.

I would love a sardine or some grilled fish;

to be by your side still,

my lovely one,

while savoring sashimi with shoyu-that Japanese sauce that feels so much like ours.

But I live what I can,

and what is possible now

is simply to tell you:

even from so far away,

amidst the bitterness of such distance,

my longing does not fade:

I miss you so deeply!

 



No comments: