Tuesday, November 02, 2021

E o divagador Rubén Dario

 

DIVAGACIÓN

Rubén Darío

¿Los amores exóticos acaso...?

Como rosa de Oriente me fascinas:

me deleitan la seda, el oro, el raso.

Gautier adoraba a las princesas chinas.

 

¡Oh bello amor de mil genuflexiones:

torres de kaolín, pies imposibles,

tasas de té, tortugas y dragones,

y verdes arrozales apacibles!

 

Ámame en chino, en el sonoro chino

de Li-Tai-Pe. Yo igualaré a los sabios

poetas que interpretan el destino;

madrigalizaré junto a tus labios.

 

Diré que eres más bella que la Luna:

que el tesoro del cielo es menos rico

que el tesoro que vela la importuna

caricia de marfil de tu abanico.

 

DIVAGAÇÃO

O amor exótico qualquer coisa assim ...?

Como a Rosa do Oriente me fascinas:

Tenho prazer de seda, ouro, cetim.

Gautier adorava as princesas chinas.

 

Oh! Belo amor de mil genuflexões:

torres de caulim, pés impossíveis,

taças de chá, tartarugas e dragões,

e verdes arrozais tão aprazíveis!

 

Ama-me em chinês, o sonoro chino

de Li-Tai-Pe. Eu igualarei aos sábios

poetas que interpretam o destino;

e madrigalizarei junto a teus lábios.

 

Direi que és mais bela do que a lua:

que o tesouro do céu é menos rico

que o tesouro que a vela te importuna

como a carícia de marfim de teu abano.

Ilustração: https://divagarentrepinturaseoutrasartes.blogspot.com/.

No comments: