Saturday, November 20, 2021

XVI

 


As bolinhas da Megasena

estão brincando comigo.

Fico tentando

navegar nas suas tendências,

mas, vivem me driblando,

cada resultado dando

que nunca estou esperando.

Isto de que todos os números

têm a mesma chance,

em certos momentos,

me parece mais uma retórica

ou ilusão de algum estatístico.

Vejo a sucessão histórica

dos números e se repetem

num ciclo, é verdade,

durante certa frequência,

porém, depois,

quem sabe para testar

minha paciência,

o ciclo nunca se fecha.

E nem adianta contar

o número de pares e impares,  

quantos saem dentro

ou na moldura, a soma,

os primos, números de Fibonaci,

ou usar um gerador aleatório.

Tudo isto é ilusório:

as bolinhas-é o meu axioma-

gostam mesmo de zombar

dos números em que costumo apostar.

Se jogo quarenta e um,

então, dá quarenta e dois.

Se jogo onze e treze dá doze.

E, sem ilusão,

sigo numa perseguição

inútil, e sem fim,

esperando que as bolinhas,

um dia,

tenham pena de mim!

Ilustração: https://www.clickpb.com.br

(Do livro "Cem Poemas em Cem Dias", Editora Viseu, 2021). 

No comments: