Monday, May 21, 2018

E, de volta, Virgilio Piñera


TESTAMENTO              
Virgilio Piñera

Como he sido iconoclasta
me niego a que me hagan estatua:
si en la vida he sido carne,
en la muerte no quiero ser mármol.
Como yo soy de un lugar
de demonios y de ángeles,
en ángel y demonio muerto
seguiré por esas calles…
En tal eternidad veré
nuevos demonios y ángeles,
con ellos conversaré
en un lenguaje cifrado.
Y todos entenderán
el yo no lloro, mi hermano….
Así fui, así viví,
así soñé. Pasé el trance.

TESTAMENTO

Como fui iconoclasta
me nego que me façam uma estátua:
se na vida tive carne,
na morte não quero ser mármore.
Como eu sou de um lugar
de demônios e anjos,
em anjo e demônio morto
seguirei por essas ruas ...
Em tal eternidade verei
novos demônios e anjos
com eles conversarei
em uma linguagem cifrada.
E todos me entenderão
eu não choro, meu irmão ...
Assim fui, assim vivi
assim sonhei. Passei o transe.

Ilustração: Santos Pedro Advogados. 

No comments: