Saturday, November 18, 2023

POEMA MUDO

 


Que jamais conseguirei dizer tudo

o que penso

me convenço

quando procuro algumas palavras,

e tenso,

encontro outras

que não sei manipular.

Me falta ar.

Calado, no entanto, não fico, nem ficarei.

Embora, talvez, em outra língua

me expressarei

(que, mesmo o português

pode ser vários)

para que não entendam

minhas palavras,

que bem sei,

não agradarão

aos servos, aos néscios,

aos patrocinadores

destes tempos sombrios

e de pessoas invertebradas.

Nem me esforço

para dizer o que não merecem ouvir.

Já nem me importo

em usar a ironia,

que os tolos não conhecem.

Direi apenas

para os que estão mortos

de medo, de falta de coragem,

imersos no poço mais profundo

que sempre há voltas

nas coisas deste mundo

e que há horas

em que só em ficar mudo

se diz tudo.

Se o presente é deles.

O futuro é nosso.

Ilustração: Repórter Sombra.

No comments: