Wednesday, November 02, 2022

Uma poesia de Féi Hernandez


SINGING FUNERAL

féi hernandez

I’ve avoided opening my throat in fear the dead would rise, walk out of me, leave me emptier after their fleeting, and still get deported back into the abyss they climbed from. I don’t think they hunger me. They want to abandon and find a soft rock to lay their head on, a voice, an empty water jug, a song, the striking pain of a windless and deserted desert or a revolver or drugs or gang affiliations. Instead I hoax them to sit perched, their black wings all slick and crow-like while I drag the weight of Mexican unsung mourning in choir. Now I have someone to blame. My brother isn’t coming back from the dead and I won’t fix my scale. The tone will always be off, a crooked meteor slicing what’s left of the sky. Songs will remain unsung, the diaphragm, a cheap staircase, not even lullabies can squeeze out, my voice box sealed, a better state line than the Mexican-American border. This time mami won’t become one million doves in the driver seat while she sings to Jenni Rivera as we drive through the sandstorm. Instead she hardens, tells me of the desert roses tumbling across the desert, how just like us they have razor sharp petals as armor on their body from tumbling aimlessly for years. Memory still doesn’t strike a guitar string, the tíos are turning in their grave, while abuelita twists her mouth so we don’t see her teethless. We all have this disease, a black dove chewing on its feathers inside of a country inside us, trapped in the cave of us, we rage or corridos Chihuahuenses or a dying ensemble, but even if the song kills me I won’t set it free. It’s obvious I must avoid the eulogy that comes after talking about my brother’s death because it’ll haunt me, his death, it will follow me and take me too, and I want to sleep tonight.

FUNERAL CANTADO

Evitei abrir minha garganta com medo de que os mortos se levantassem, saíssem de mim, me deixassem mais vazia depois de sua fugaz e ainda fossem deportados de volta ao abismo de onde subiram. Eu não acho que eles têm fome de mim. Eles querem abandonar e encontrar uma rocha macia para deitar a cabeça, uma voz, um jarro de água vazio, uma música, a dor pungente de um deserto sem vento e deserto ou um revólver ou drogas ou filiações a gangues. Em vez disto, eu os engano para se sentarem empoleirados, suas asas negras todas escorregadias e parecidas com corvos, enquanto eu arrasto o peso do luto mexicano não cantado no coro. Agora eu tenho alguém para culpar. Meu irmão não está voltando dos mortos e eu não vou consertar minha balança. O tom sempre será desligado, um meteoro torto cortando o que resta do céu. As músicas permanecerão sem ser cantadas, o diafragma, uma escada barata, nem mesmo as canções de ninar podem espremer, minha caixa de voz selada, uma linha de estado melhor do que a fronteira mexicano-americana. Desta vez, mami não se tornará um milhão de pombas no banco do motorista enquanto canta para Jenni Rivera enquanto dirigimos pela tempestade de areia. Em vez disto, ela endurece, me conta sobre as o deserto de rosas caindo pelo deserto, como, assim como nós, elas têm pétalas afiadas como armaduras em seu corpo por terem caído sem rumo por anos. A memória ainda não bate na corda do violão, os tios estão se revirando no túmulo, enquanto avozinha torce a boca para não a vermos sem dentes. Todos nós temos essa doença, uma pomba preta roendo suas penas dentro de um país dentro de nós, preso na caverna de nós, nós enfurecemos ou corridos Chihuahuenses ou um conjunto moribundo, mas mesmo que a música me mate eu não vou deixar gratuitamente. É óbvio que devo evitar o elogio que vem depois de falar sobre a morte do meu irmão porque isso vai me assombrar, a morte dele, vai me seguir e me levar também, e eu quero dormir esta noite.

Ilustração: Sempre Família.

No comments: