Saturday, August 22, 2026

Ode ao Vinho (Ode To Wine)

 


                                  ODE AO VINHO

Silvio Persivo

Há um dia em que se calarão os desejos. 

Hoje não.

Hoje preciso, necessito, urgente

De teus beijos, de teu corpo,

De sentir de novo a sensação

De que o amor não é uma ilusão.

 

E sôfrego conseguir chegar a algo,

Deixar crescer a flor da pele

O desejo guardado

Que vem assim louco, desesperado,

Em paixão aflorar

E satisfeito e calmo estar.

 

Sei que fui,

Que vou além do que devia,

Mas, amor, o amor é uma agonia,

Desembrulhando as emoções inesperadas

Que são espalhadas em suor, manchas, lençóis

E deixam marcas eternas em nós.

 

A névoa brinca com a clareza.

Pode ser que a vida seja

Um caminho de luz

Perdido na noite escura.

Limito minha procura

Ao prazer do instante.

Nada de pensar no adiante

Nem antecipar o gozo ou a tristeza.

 

Cada momento tem sua própria beleza

Como o vinho que bebemos nesta mesa.  

ODE TO WINE

There will come a day when desires fall silent.

Not today.

Today I need-urgently need-

Your kisses, your body,

To feel once more the sensation

That love is no illusion.

 

And, breathless, to reach that point,

To let the flower of desire

Bloom upon the skin-

That pent-up longing, wild and desperate,

Bursting forth in passion,

Finding calm and fulfillment.

 

I know I have gone-

That I go-beyond what I should,

But, my love, love is an agony,

Unfolding unexpected emotions

Scattered in sweat, stains, and sheets,

Leaving eternal marks upon us.

 

Mist plays with clarity.

Life may well be

A path of light

Lost in the dark of night.

I limit my quest

To the pleasure of the moment.

No thinking of what lies ahead,

No anticipating ecstasy or sorrow.

 

Each moment holds its own beauty

Like the wine we drink at this table.

Ilustração: Facebook.


No comments: