Tuesday, January 24, 2006

UMA DOSE DO ROMANTISMO DE BUKOWSKI






A Love Poem

Charles Bukowski

all the women
all their kisses
the different ways they love and
talk and need.

their ears
they all have ears
and throats and dresses
and shoes and
automobiles
and ex-husbands.

mostly
the women are very
warm they remind me of
buttered toast with the butter
melted
in.

there is a look in the
eye: they have been
taken they have been
fooled. I don’t quite know what todo for
them.

I am
a fair cook a good
listener
but I never learned to dance – I was busy
then with larger things.

but I’ve enjoyed their different
beds
smoking cigarettes
staring at the ceilings.
I was neither vicious
nor unfair.
only a student.

I know they all have these
feet and barefoot they go across the floor as
I watch their bashful buttocks
in the dark. I know that they like me,
some even love me
but I love very few.

some give me orange and vitamin pills;
others talk very quietly of childhood
and fathers and landscapes; some are almost
crazy but none of them are without
meaning; some love well, others not so;
the best at sex are not always
the best in otherways; each has limits
as I have limits and we learneach other
quickly.

all the women
all the women all the bedrooms
the rugs the photos
the curtains, it’s something like a church
only at times there’s
laughter.

those ears those
arms those
elbows those eyes
looking, the fondness and the waiting
I have been held
have been held.

Poema de Amor

Todas as mulheres
Com todos os seus beijos
E suas maneiras diferentes de amar,
Conversar e ter necessidades.

Com suas orelhas que todas têm
Orelhas e
Gargantas, vestidos,
sapatos,
Automóveis e ex-
Maridos.

Principalmente
As mulheres são muito quentes
Elas me lembram torradas
Com manteiga derretida
Nelas.

Há mesmo um quê igual no
Olhar: elas parecem
Que foram tidas, no passado,
Como tolas. Não sei mesmo
O que fazer
Por elas.

Eu sou
Um bom cozinheiro,
Um bom ouvinte,
Mas nunca aprendi a dançar-Eu estava
Ocupado com problemas maiores.

Mas tive prazer em suas camas variadas
De fumar cigarros
Fitando os tetos.
Eu nunca fui nocivo
Nem desonesto.
Só um estudante.

Eu sei que todas têm pés,
E com eles descalços passeiam pelo assoalho
Enquanto observo as sombras de suas bundas
Na penumbra. Sei que gostam de mim
Algumas até me amam
Mas eu amo muito poucas.

Algumas me dão laranjas e
Pílulas de vitamina;
Outras falam mansamente da infância,
Dos pais, das paisagens. Algumas
São quase malucas, mas nenhuma delas
Completamente desprovida de razão.
Algumas amam bem, outras nem tanto;
As melhores no sexo nem sempre
São as melhores em outras coisas; Cada uma delas
Tem limites como tenho meus limites
E nós aprendemos
Rapidamente.

Todas as mulheres todas as mulheres
Todos os quartos de dormir, os tapetes,
As fotos, as cortinas são, mais ou menos,
Como uma igreja onde somente,
Raramente, se escuta
Uma risada.

Essas orelhas esses
Braços esses
Cotovelos esses
Olhos olhando, a ternura
E a espera
É o que me tem sustentado,
Me tem sustentado.

2 comments:

Saramar said...

Silvio, que lindo!
Eu não conhecia esse poeta.
Aliás, você está me apresentando a tantas belezas, tantas.
Obrigada.

Beijos

Lia Noronha said...

Silvio:nestes dias tão distanates de sentimentos...precisamos de overdoses de Romantismo...
Beijos bem carinhosos e boa quart-feira.