Monday, January 17, 2022

Mais uma poesia de Blas de Otero

 

En el principio

Blas de Otero Muñoz

Si he perdido la vida, el tiempo, todo

Lo que tiré, como un anillo, al agua,

Si he perdido la voz en la maleza,

Me queda la palabra.

 

Si he sufrido la sed, el hambre, todo

Lo que era mío y resultó ser nada,

Si he segado las sombras en silencio,

Me queda la palabra.

 

Si abrí los labios para ver el rostro

Puro y terrible de mi patria,

Si abrí los labios hasta desgarrármelos,

Me queda la palabra.

No princípio

Se perdi a vida, o tempo, tudo

O que eu joguei, como um anel, na água,

Se perdi minha voz na ribanceira,

Me ficou a palavra.

 

Se sofri a sede, a fome, tudo

O que era meu e que acabou sendo nada,

Se fui ceifado nas sombras em silêncio,

Me ficou a palavra.

 

Se abri meus lábios para ver o rosto

Puro e terrível da minha pátria,

Se abri meus lábios até desvirtuá-los,

Me ficou a palavra.

Ilustração: Follow-up. com.br.

No comments: