Friday, October 06, 2023

Uma poesia de Victoria Chang

OBIT [Memory]

Victoria Chang

Memory—died August 3, 2015.  The

death was not sudden but slowly over a

decade.  I wonder if, when people die,

they  hear  a  bell.   Or  if  they  taste

something sweet, or if they feel a knife

cutting them in half, dragging through

the flesh like sheet cake.  The caretaker

who witnessed my mother’s death quit.

She holds the memory and images and

now they are gone.  For the rest of her

life, the memories are hers.  She said

my mother couldn’t breathe, then took

her last breath 20 seconds later.  The

way I have imagined a kiss with many

men I have never kissed.  My memory

of  my  mother’s  death  can’t  be  a

memory but is an imagination, each

time the wind blows, leaves unfurl

a little differently.

ÓBITO [Memória]

Memória - morreu em 3 de agosto de 2015. O

a morte não foi repentina, mas suavemente ao longo de uma

década. Eu me indago se, quando as pessoas morrem,

elas escutam uma campainha. Ou se elas sentem gosto

de algo doce, ou se senem uma faca

cortando-os ao meio, arrastando

a carne como se um bolo. A zeladora

que testemunhou a morte da minha mãe desistiu.

Ela guarda a memória e as imagens e

agora elas se foram. Para o resto da

vida, as memórias são dela. Ela disse que

minha mãe não conseguia respirar, então assistiu

seu último suspiro 20 segundos depois. Da

maneira como imaginei um beijo com muitos

homens que nunca beijei. Minha memória

da morte da minha mãe não pode ser uma

memória, mas é uma imaginação, cada

vez que o vento sopra, as folhas se desenrolam

um pouco diferente.

Ilustração: https://eternizarte.squidcommunity.com/. 

 


No comments: