Friday, October 13, 2023

Outra poesia de Victoria Chang

 


GRASS, 1967

Victoria Chang

When I open  the  door,  I smile  and wave to people who  only
have  eyes  and  who  are  infinitely joyful.  I  see  my  children,
but  only the backs  of their  heads.  When  they turn around,  I
don’t recognize  them.  They  once had mouths  but  now  only
have  eyes.  I  want  to leave  the  room  but   when  I do, I  am
outside,  and everyone  else  is inside. So next time, I open the
door  and  stay  inside.  But  then  everyone is  outside.  Agnes
said that  solitude  and  freedom  are  the same.  My solitude is
like the  grass.  I  become  so  aware of its presence  that it too
begins to feel like an audience.  Sometimes  my solitude grabs
my  phone  and  takes a  selfie,  posts  it somewhere for others
to   see   and    like.    Sometimes   people   comment  on   how
beautiful  my  solitude is  and  sometimes  my  solitude  replies
with  a  heart.  It  begins  to   follow  the  accounts  of  solitudes
that  are half its age.  What if my solitude is  depressed?  What
if even my solitude doesn’t want to be alone?

GRAMA, 1967

Quando abro a porta, sorrio e aceno para as pessoas que só

têm olhos e são infinitamente alegres. Eu vejo meus filhos,

mas apenas a parte de trás de suas cabeças. Quando eles se viram, eu

não os reconheço. Eles já tiveram bocas, mas agora só

tem olhos. Quero sair da sala, mas quando saio, estou

fora, e todos os outros estão dentro. Então, da próxima vez, eu abro a

porta e fico dentro. Mas então todo mundo está do lado de fora. Inês

disse que solidão e liberdade são a mesma coisa. Minha solidão é

como a grama. Fico tão consciente de sua presença que ela também

começa a se sentir como um público. Às vezes minha solidão agarra

meu celular e tira uma selfie, posta em algum lugar para outras pessoas

para ver e curtir. Às vezes as pessoas comentam sobre como

é bela minha solidão é e às vezes minha solidão responde

com um coração. Começa a seguir os relatos das solidões

que têm metade da sua idade. E se minha solidão for deprimida? O que

se até a minha solidão não quer ficar sozinha?

Ilustração: Focused Collection.

No comments: