Sunday, October 08, 2023

É Theophile Gautier

 


DERNIER VOEU

Theophile Gautier

Voilà longtemps que je vous aime

- L'aveu remonte à dix-huit ans ! -

Vous êtes rose, je suis blême ;

J'ai les hivers, vous les printemps.

 

Des lilas blancs de cimetière

Près de mes tempes ont fleuri ;

J'aurai bientôt la touffe entière

Pour ombrager mon front flétri.

 

Mon soleil pâli qui décline

Va disparaître à l'horizon,

Et sur la funèbre colline

Je vois ma dernière maison.

 

Oh ! que de votre lèvre il tombe

Sur ma lèvre un tardif baiser,

Pour que je puisse dans ma tombe,

Le cœur tranquille, reposer !

ÚLTIMO DESEJO

Faz tanto tempo que te adoro,

Dezoito anos atrás são muitos dias...

És de cor rosa, eu sou pálido,

Eu sou inverno e tu, a primavera.

 

Lilás brancos como num campo sagrado

em torno dos meus seios floresceram,

e de repente invadem todo o meu cabelo

emoldurando o rosto já murchado.

 

Meu sol descolorido que declina

Vai desaparecer no horizonte,

e sobre a funerária colina,

Contemplo minha última morada .

 

Oh! Deixa dos seus lábios tombar

nos meus lábios um tardio beijo,

para quando eu estiver na minha tumba,

o coração tranquilo repousar.

Ilustração: Lera.

 

 

No comments: