Sunday, February 25, 2024

Uma poesia de Joseph Seamon Cotter Jr

 


SONNET

Joseph Seamon Cotter Jr

I would not tarry if I could be gone

    Adown the path where calls my eager mind.

    That fate which knows naught but to grip and bind

Holds me within its grasp, a helpless pawn,

And checks my steps when I would travel on.

    Forever shall my body lag behind,

    And in this valley with the moaning wind

Must I abide with never a glimpse of dawn?

 

Though bends my body towards the yawning sod,

    I can endure the pain, the sorrows rife,

That hold me fast beneath their chastening rod,

    If from this turmoil and this endless strife,

Comes there a light to lead man nearer God,

    And guide his footsteps toward the Larger Life.

SONETO

Eu não demoraria se pudesse ir embora

     No caminho onde chama meu pensar ansioso.

     Este destino que agarra e amarra ao que ignora

Me segura ao seu alcance, um peão indefeso,

E checa meus passos quando eu poderia viajar.

     Para sempre ao deixar meu corpo para trás ficar,

     E neste vale em que gemendo o vento

Devo eu aceitar que nunca um raio do amanhecer sinto?

 

Embora incline meu corpo em direção ao gramado bocejante,

     Posso suportar a dor, as tristezas abundantes,

Que me seguram firmemente à vara que me castiga,

     Se desta turbulência e desta luta infinita,

Leve o homem mais perto de Deus a luz que volta,

     E guia seus passos em direção à uma vida larga.

Ilustração: Cardápio.

No comments: