Sunday, March 20, 2022

Mais uma vez Yolanda Pantin

 


YO SOY OUTRA

Yolanda Pantin

He aceptado la invitación a viajar.

En el auto,

el paisaje pasa demasiado rápido.

Raspa al oído

la música sorda que el interior repele.

Atravesamos el país sin detenernos,

apenas para orinar o para beber un trago de agua

en las gasolineras.

El verano castiga gris y estático,

como el cielo.

Conversaciones banales distraen el asedio

de las horas muertas.

Levantamos las tiendas

a la orilla de un río ancho y cenegoso.

Las aves chillan al alzar el vuelo.

Me acerco al río

como Narciso al estanque.

Las aguas turbias no reflejan mi rostro.

Yo he soñado con esto.                                              

 

(la herida ha sanado sobre la carne muerta)

 

EU SOU OUTRA

Aceitei um convite para viajar

de automóvel,

a paisagem passa demasiado rápida.

Raspa o ouvido

a música surda que o interior repele.

Atravessamos o país sem nos determos,

Apenas para urinar ou para beber um trago de água

nos postos de gasolina.

O verão castiga cinza e estático,

como o céu.

Conversações banais distraem o assédio

das horas mortas.

Levantamos as tendas

nas margens de um rio largo e  turvo.

As aves chilram ao alçar voo.

Me acerco do rio

como Narciso do lago.

As águas turvas não refletem meu rosto.

Eu sonhei com isto.

               

                        (a ferida curada sobre a carne morta)        

Ilustração: Eu sem Fronteiras.

 

No comments: