Thursday, January 10, 2019

Fragmentos de uma poesia de Alaíde Foppa


Elogio de mi cuerpo                                      
(Fragmentos)
 Alaíde Foppa

12. La piel

Es tan frágil la trama
que la rasga una espina,
tan vulnerable
que la quema el sol,
tan susceptible
que la eriza el frío.
Pero también percibe
mi piel delgada
la dulce gama
de las caricias,
y mi cuerpo sin ella
sería una llaga desnuda.

13. Los huesos

Alabo
el tibio ropaje
la apariencia
el fugitivo semblante.
Y casi olvido
la obediente armazón
que me sostiene,
el maniquí ingenioso,
el ágil esqueleto
que me lleva.

14. El corazón

Dicen que es del tamaño
de mi puño cerrado.
Pequeño, entonces,
pero basta
para poner en marcha
todo esto.
Es un obrero
que trabaja bien,
aunque anhele el descanso,
y es un prisionero
que espera vagamente
escaparse.

ELOGIO DO MEU CORPO


12. A pele

É tão frágil a trama
que um espinho a rasga,
tão vulnerável,
que a queima o sol,
tão suscetível
que a eriça o frio.  
Porém, também percebe,
minha pele fina,
a doce gama
das carícias
e meu corpo sem ela
seria chaga nua.

13. Os ossos

Louvo
A frágil roupagem
a aparência
o fugitivo semblante.
E quase esqueço
a obediente armação
que me sustenta,
o manequim engenhoso,
o ágil esqueleto
que me leva.

14. O coração

Dizem que é do tamanho
do meu punho fechado.
Pequeno, então,
Porém, basta
para por em marcha
tudo isto.
É um operário
que trabalha bem,
ainda que anseie o descanso,
e é um prisioneiro
que espera vagamente
escapar.

Ilustração: A mente é maravilhosa.

No comments: