Tuesday, December 19, 2023

Uma poesia de Mónica de la Torre



THEOREM OF SORTS

Mónica de la Torre

We admire adults for not acting like children,

meaning we don’t have to clean up after them,

while we spend at least half of a life trying

to find ways to exceed the edges

of shapes that cannot be found.

 

At the dinner table he brings up the guy

who “does these beautiful magical dioramas,”

micro-grated Parmesan cheese dangling

from the dinged edge of a bowl covered in oil.

 

Later that week folding pages at the art school

keeps us occupied. Notes are taken and much is said

while repetition begins fielding itself.

What kind of bird chirps potato chips?

 

Here the most common sightings are of

American goldfinches and cardinals,

migratory and nonmigratory respectively,

the latter mostly male and so territorial

they’ll attack their own reflection on occasion.

 

You won’t find the difference between a peaceful being

and being peaceful on differencebetween.net.

Other approaches are requisite, body scans.

If your heartbeat can’t be found under the medical gown

the shutdown’s become emotional for you.

 

This is the likely end to a year we want

to forget or the one forgetting itself as it is coming

to an end. Except that it isn’t, ongoingness

has its way of “keeping on keeping on,” not even

when it all stops, since the so-called ending folds itself

into the ever-developing story, begging the question,

is it airless, the POV? Who sees the narrator?

Is this relatable and on whose terms?

 

The proposal involves switching mediums.

I will play a faculty member at the art school

on whose faculty I am serving, folding

myself as a fictional character into a true story. 

 

In the vicinity, the charm of hummingbirds,

murder of crows, and identity taxation.

 

Repetition fielding itself again, reading

against icons. A flexible field trip to nowhere.

 

When one painter speaks to another painter, I know

that to be fully in this won’t ever be available to me either,

since none of us are exhibitionists.

 

The poem speaks in signs and the painting

on velvet sucks the light out of the room,

yet somehow we manage to communicate.

 

As for the empty speech bubbles on the walls,

they display a variety of shapes, all very talkativ

TEOREMA DE TIPOS

Nós admiramos os adultos por não agirem como crianças,

o que significa que não precisamos limpar depois deles,

enquanto despendemos, pelo menos, metade da vida tentando

encontrar os meios de ultrapassar as bordas

de formas que não podem ser encontradas.

 

Na mesa de jantar ele menciona o rapaz

que “faz esses lindos dioramas mágicos”,

Queijo parmesão microralado pendurado

na borda amassada de uma tigela coberta de óleo.

 

Mais tarde na mesma semana, dobrar páginas na escola de arte

nos mantém ocupados. Anotações são feitas e muito é dito

enquanto a repetição começa a se desenvolver.

Que espécie de pássaro gorjeia batatas fritas?

 

Aqui as visões mais comuns são de

pintassilgos e cardeais americanos,

migratório e não migratório, respectivamente,

este último principalmente masculino e tão territorial

que atacarão seu próprio reflexo de vez em quando.

 

Você não encontrará a diferença entre um ser pacífico

e ser pacífico em differencebetween.net.

Outras abordagens são obrigatórias, varreduras corporais.

Se o seu batimento cardíaco não for encontrado sob a bata médica

o desligamento tornou-se emocionante para você.

 

Este é o provável fim de um ano que queremos

esquecer ou aquele que se esquece quando está chegando

para um fim. Exceto que não é, continuidade

tem seu jeito de “continuar seguindo em frente”, nem mesmo

quando tudo para, já que o chamado final se dobra

na história em constante desenvolvimento, implorando a pergunta,

está sem ar, o POV? Quem vê o narrador?

Isso é identificável e em quais termos?

 

A proposta envolve a troca de meios.

Eu interpretarei um membro do corpo docente da escola de artes

em cujo corpo docente estou servindo, tornando

a mim mesmo um personagem fictício numa história verdadeira.

 

Nas redondezas, o encanto dos beija-flores,

assassinato de corvos e tributação de identidade.

 

Repetição colocando-se em campo novamente, lendo

contra ícones. Uma viagem flexível de campo para lugar nenhum.

 

Quando um pintor fala com outro pintor, eu sei

que estar plenamente nisto também nunca estará disponível para mim,

já que nenhum de nós é exibicionista.

 

O poema fala em signos e na pintura

em veludo suga a luz do quarto,

ainda assim, de alguma forma, conseguimos nos comunicar.

 

Quanto aos balões de fala vazios nas paredes,

eles exibem uma variedade de formas, todas muito falantes.

Ilustração: B&B::Blog da Bru.

No comments: