Saturday, December 11, 2021

Uma poesia de Maurice Scéve

 


Délie. Moins je la voy...

Maurice Scève

Moins je la voy, certes plus je la hays:

Plus je la hays, et moins elle me fasche.

Plus je l'estime, et moins compte j'en fais:

Plus je la fuys, plus veulx, qu'elle me sache.

En un moment deux divers traicz me lasche

Amour et hayne, ennuy avec plaisir.

Forte est l'amour, qui lors me vient saisir

Quand hayne vient et vengeance me crie:

Ainsi me faict hayr mon vain désir

Celle, pour qui mon coeur toujours me prie.

SOLTO. QUANTO MENOS EU A VEJO...

Quanto menos eu a vejo, com certeza, mais a odeio:

Quanto mais a odeio, menos me aborrece.

Quanto mais a estimo, menos considero isto:

Quanto mais fujo, mais quero que me conheça.

Duas saídas me lançam em um momento

Ódio e amor e tormento com prazer.

Forte é o amor, que então me vem reter

Quando me incita à vingança:

E devo odiar assim o vão querer

Por quem meu coração sempre balança.

Ilustração: https://www.televendasecobranca.com.br/.

No comments: