Saturday, December 14, 2013

Amado Nervo


Autobiografía

Amado Nervo

¿Versos autobiográficos? Ahí están mis canciones,
allí están mis poemas: yo, como las naciones
venturosas, y a ejemplo de la mujer honrada,
no tengo historia: nunca me ha sucedido nada,
¡oh, noble amiga ignota!, que pudiera contarte.
Allá en mis años mozos adiviné del Arte
la armonía y el ritmo, caros al musageta,
y, pudiendo ser rico, preferí ser poeta.
-¿Y después?
-He sufrido, como todos, y he amado.
¿Mucho?
-Lo suficiente para ser perdonado…

Autobiografia

Versos autobiográfico? Aqui estão as minhas canções,
lá estão os meus poemas: eu, como nações
venturosas, e a exemplo da mulher honesta,
não tenho nenhuma história, nunca aconteceu nada,
Oh! Nobre desconhecida amiga! Que poderia te dizer.
Nos meus dias de juventude adivinhei a arte,
a harmonia e o ritmo, caros aos estetas,
e podendo ser rico, preferi ser um poeta.
- E depois?
-Tenho sofrido, como todos, e hei amado.
Muito?
-O suficiente para ser perdoado ..


Ilustração: todosloscomo.com 

No comments: