Saturday, January 07, 2017

Duas poesias de Alda Merini


A Emily

Alda Merini 
Fiore di solitudine e di canto
amalgama di cammino, crescita
insana di cecità di versi.
Adesso che si muove la mitraglia
del mio povero cuore tu sei salva
da ogni sbandamento.

A Emily

Flor de solidão e de canto
amálgama de caminhos, crescimento
insana cegueira de versos.
Agora que se movem os pedaços
de meu pobre coração te salvas
de qualquer abandono.

Alda Merini 

Strappate la poesia dal canto,
l’albero dalle voci,
le chimere dal sogno,
strappate me da me stessa,
sì che io veda il mio cuore, palpito
sanguigno e dolce,
scendere nella valle.
I miei misteri furono quelli di Orfeo
e di altri pitagorici asceti
col loro messaggio di pace
dentro le paludi disfatte.

Arrancada a poesia do canto,
a árvore das vozes,
das quimeras do sonho,
arrancam-me de mim mesma,
para que veja meu coração, palpitante
sanguíneo e doce,
baixar ao vale.
Meus mistérios foram os de Orfeu
e de outros pitagóricos ascetas
com sua mensagem de paz
por pântanos desfeitos.

Ilustração: pinterest



No comments: