Thursday, September 27, 2018

E, ainda mais uma vez, o grande Juan Ramón Jiménez


El viaje definitivo                                                 
 Juan Ramón Jiménez

… Y yo me iré. Y se quedarán los pájaros cantando:
y se quedará mi huerto, con su verde árbol,
y con su pozo blanco.
Todas las tardes, el cielo será azul y plácido;
y tocarán, como esta tarde están tocando,
las campanas del campanario.
Se morirán aquellos que me amaron;
y el pueblo se hará nuevo cada año;
y en el rincón aquel de mi huerto florido y encalado,
mi espíritu errará, nostáljico…
Y yo me iré; y estaré solo, sin hogar, sin árbol
verde, sin pozo blanco,
sin cielo azul y plácido…
Y se quedarán los pájaros cantando.


A VIAGEM DEFINITIVA

... e eu me irei. E os pássaros vão continuar cantando:
e meu jardim permanecerá, com sua árvore verde,
e com o seu poço branco.
Todas as tardes o céu será azul e plácido;
e tocarão, como esta tarde, estão tocando
os sinos da torre.
E morrerão aqueles que me amaram;
e a cidade será nova a cada ano;
e naquele canto do meu jardim florido e caiado,
meu espírito errará, nostálgico ...
E eu me irei; e eu estarei só, sem lar, sem árvore
verde, sem poço branco,
sem céu azul e plácido ...
E os pássaros vão continuar cantando.

Ilustração: lanebulosaeclectica.blogspot.com. 






No comments: