Tuesday, September 21, 2021

Mario Benedetti, pois

 


LA CULPA ES DE UNO

Mario Benedetti

Quiza fue una hecatombe de esperanzas

un derrumbe de algun modo previsto

ah pero mi tristeza solo tuvo un sentido

 

todas mis intuiciones se asomaron

para verme sufrir

y por cierto me vieron

 

hasta aqui habia hecho y rehecho

mis trayectos contigo

hasta aqui habia apostado

a inventar la verdad

pero vos encontraste la manera

una manera tierna

y a la vez implacable

de desahuciar mi amor

 

con un solo pronostico lo quitaste

de los suburbios de tu vida posible

lo envolviste en nostalgias

lo cargaste por cuadras y cuadras

y despacito

sin que el aire nocturno lo advirtiera

ahi nomas lo dejaste

a solas con su suerte

que no es mucha

 

creo que tenes razon

la culpa es de uno cuando no enamora

y no de los pretextos

ni del tiempo

 

hace mucho muchisimo

que yo no me enfrentaba

como anoche al espejo

y fue implacable como vos

mas no fue tierno

 

ahora estoy solo

francamente

solo

 

siempre cuesta un poquito

empezar a sentirse desgraciado

 

antes de regresar

a mis lobregos cuarteles de invierno

 

con los ojos bien secos

por si acaso

 

miro como te vas adentrando en la niebla

y empiezo a recordarte.

 

A CULPA É DE UM

 

Talvez fosse uma hecatombe de esperanças

um derrame de alguma forma prevista

ah!, porém  minha tristeza só teve um sentido

 

todas as minhas intuições assomaram

para me ver sofrer

e por certo me viram

 

até aqui eu tinha feito e refeito

meus trajetos contigo

até aqui tinha apostado

em inventar a verdade

mas você encontrou o caminho

de maneira terna

e, ao mesmo tempo, implacável

de desalojar o meu amor

 

com um único prognóstico tu o retiraste

dos subúrbios da tua vida possível

o envolveste em nostalgia

o carregaste por quadras e quadras

e, lentamente.

sem aviso do ar noturno

o deixaste lá

sozinho com sua sorte,

que não é muita

 

Creio que tem razão

a culpa é de um quando não se apaixona

e não de pretextos

nem do tempo

 

Acho que fez muitíssimo bem

há muito, muito tempo atrás

que eu não me enfrentava

como ontem à noite no espelho

e ele foi tão implacável quanto tu

mas não foi terno

 

agora estou só

francamente

 

sempre custa um pouquinho

começar a se sentir infeliz

 

antes de voltar

para meus aposentos escuros de inverno

 

com os olhos secos

se por acaso

 

Olho como vás entrando na névoa

e começo a te recordar.

Ilustração: https://fanfiction.com.br/.

No comments: