Wednesday, June 20, 2018

Uma poesia de Benjamin Péret



Allo

Benjamin Péret

Mon avion en flammes mon château inondé de vin du Rhin
mon ghetto d'iris noirs mon oreille de cristal
mon rocher dévalant la falaise pour écraser le garde-champêtre
mon escargot d'opale mon moustique d'air
mon édredon de paradisiers ma chevelure d'écume noire
mon tombeau éclaté ma pluie de sauterelles rouges
mon île volante mon raisin de turquoise
ma collision d'autos folles et prudentes ma plate-bande sauvage
mon pistil de pissenlit projeté dans mon oeil
mon oignon de tulipe dans le cerveau
ma gazelle égarée dans un cinéma des boulevards
ma cassette de soleil mon fruit de volcan
mon rire d'étang caché où vont se noyer les prophèthes distraits
mon inondation de cassis mon papillon de morille
ma cascade bleue comme une lame de fond qui fait le printemps
mon revolver de corail dont la bouche m'attire comme l'oeil d'un puits
scintillant
glacé comme le miroir où tu contemples la fuite des oiseaux mouches de ton regard
perdu dans une exposition de blanc encadrée de momies
je t'aime

ALLO

Meu avião em chamas meu castelo inundado com vinho do Reno
meu gueto de íris negra minha orelha de cristal
minha rocha caindo no penhasco para esmagar o guarda do campo
meu caracol de opala meu mosquito de ar
minha colcha do paraíso meu cabelo de espuma preta
meu túmulo aberto minha chuva de gafanhotos vermelhos
minha ilha voadora minhas uvas turquesa
minha colisão de carros loucos e meu cauteloso canteiro de flores
meu dente-de-leão projetado no meu olho
minha cebola tulipa no cérebro
minha gazela perdida em um bulevar de cinema
meu cassete de sol meu fruto vulcão
minha lagoa escondida rir onde vou afogar os profetas distraídos
minha inundação de groselha minha borboleta de erva de moura
minha cachoeira azul como pano de fundo que faz a primavera
meu revólver de coral cuja boca me atrai como o olho de um poço
cintilante
gelado como o espelho onde você contempla a fuga dos pássaros voa do teu olhar
perdido numa exposição de brancas múmias emoldurada
eu te amo

Ilustração: Helena Kolody. 




No comments: