Wednesday, September 28, 2022

Outra poesia de Jenaro Talens

 

Mirando unas fotografias

Jenaro Talens

                                                            A mi hijo Sergio

                                                            Only when the dock stops does time come to life
                                                                             W. Faulkner

De mi inconstancia bajo a ti,
igual que quien se adentra por un prado
con una libertad no del todo insumisa.
Una implacable duración golpea
el rostro de estas horas que no reconozco
porque cruzaron sobre mí sin verte,
sin comprender ni disipanne, sólo
con la desnuda terquedad de un aire desolado.
Te miro caminar hacia mi lejanía. Soy ya viejo
para unos ojos que aún esperan. Vienes,
frágil como la lluvia, entre las cosas
que la rutina implanta entre los dos. Querrías
ser como tú imaginas que yo soy.
Se me han ido los años. Si supieras
con qué avidez me acerco a tu ternura. Fluyo
entre libros extraños y lugares sin sol,
poblando su silencio con palabras
que no me implican ni me dicen, sólo
son un mero refugio
aunque para ti lleguen todavía
envueltas en el aura de un misterio,
de ese misterio absurdo por el que perdí

ver tu niñez creciéndome, hijo mío.


OLHANDO UMAS FOTOGRAFIAS

                                                           Ao meu filho Sérgio

                                                           Somente quando a doca para, o tempo ganha vida

                                                                                    W. Faulkner

Da minha inconstância eu desço até você,

Igual a quem anda por um campo

com uma liberdade não de todo insubmissa.

Uma implacável duração golpeia

o rosto dessas horas que não reconheço

porque cruzaram sobre mim sem te ver,

sem entender ou dissipar-me, só

com a nudez teimosa de um ar desolado.

Te vejo caminhar até distante. Sou já velho

para olhos que ainda esperam. Vens,

frágil como a chuva, entre as coisas

que a rotina implanta entre nós dois. Queria

ser como imaginas que sou.

Os anos se passaram. Se soubesses

com que avidez me aproximo de sua ternura. Fluo

entre livros estranhos e lugares sem sol,

povoando seu silêncio com palavras

que não me implicam ou me dizem, apenas

são só um mero refúgio

ainda que para ti cheguem, todavia

envoltas na aura de um mistério,

Desse mistério absurdo pelo qual deixei

de ver sua infância crescendo em mim, filho meu.

No comments: