Sunday, May 14, 2023

Um poema de Victor Segalen

 


Éloge et pouvoir de l’absence

Victor Segalen

Je ne prétends point être là, ni survenir à

l’improviste, ni paraître en habits et chair, ni

gouverner par le poids visible de ma personne,

 

Ni répondre aux censeurs, de ma voix; aux

rebelles, d’un oeil implacable; aux ministres

fautifs, d’un geste qui suspendrait les têtes à

mes ongles.

 

Je règne par l’étonnant pouvoir de l’absence.

Mes deux cent soixante-dix palais tramés

ente eux de galeries opaques s’emplissent

seulement de mes traces alternées.

 

Et des musiques jouent en l’honneur de mon

ombre; des officiers saluent mon siège vide;

mes femmes apprécient mieux l’honneur de

nuits où je ne daigne pas.

 

Égal aux Génies qu’on ne peut récuser

puisqu’invisibles –nulle arme ni poison ne

saura venir où m’atteindre.

 

ELOGIO E PODER DA AUSÊNCIA  

Eu não pretendo estar aqui, nem chegar

de improviso, nem aparecer com roupas e carne, nem

governar com o peso visível da minha pessoa,

 

Nem responder aos censores, com a minha voz; nem

aos rebeldes, com um olhar implacável; aos ministros

culpados, com um gesto que iria suspenderia suas cabeças

nas minhas unhas.

 

Eu reino pelo poder surpreendente da ausência.

Meus duzentos e setenta palácios povoados

por galerias opacas só conhecem

apenas os meus traços alternados.

 

E a música toca em homenagem à minha

sombra; oficiais saúdam meu assento vazio;

minhas esposas apreciam melhor a honra de

noites em que não me digno.

 

Igual aos gênios que não podem refutar

por serem invisíveis -não há arma nem veneno

que possam me encontrar.

No comments: