Thursday, October 19, 2017

Uma poesia de Giovanni Raboni

Il rimorso di San Giovanni Battista                
 Giovanni Raboni

Silenzio. Udite. Io annuncio la sua morte
perchè sono di fronte a voi l’autore
della sua venuta e dei suoi giorni
disastrosi. Oh fossi morto prima,
nel deserto, come muoiono i cammelli
che si fidano troppo del proprio gozzo! Io così
della mia memoria, della memoria
che Dio mi concede sulle cose future.
Io non volevo ucciderlo
ma la mia fede si è tramutata in pietra o coltello, il mio battesimo
in violento scorpione. Mi perdoni
se troppo poco ho peccato! Io fiorisco di colpa
come la Vergine è fiorita in lui
nel grembo involontario.
  
O REMORSO DE SÃO JOÃO BATISTA

Silêncio. Escutem. Eu anuncio sua morte
aqui em frente a você o autor
de suas veias e de seus dias
desastrosos. Oh! Houvesse morrido antes
no deserto, como morrem os camelos
que confiam demasiado na sua própria garganta. Assim
de minha memória, da memória
que Deus me outorgou das coisas futuras.
Eu não queria matá-lo
Porém, minha fé se transformou em pedra ou faca, o meu batismo
em violento escorpião. Que me perdõe
se tão pouco tenho pecado! Eu floresço de culpa
como a virgem floresce nele,
no ventre involuntário.


Ilustração: Caritas in Veritate – blogger. 

No comments: