Saturday, August 31, 2024

Outra vez June Jordan

 


ON TIME TANKA

June Jordan

I refuse to choose
between lynch rope and gang rape
the blues is the blues!
my skin and my sex: Deep dues
I have no wish to escape

I refuse to lose
the flame of my single space
this safety I choose
between your fist and my face
between my gender and race

All black and blue news
withers the heart of my hand
and leads to abuse
no one needs to understand:
suicide wipes out the clues

Big-Time-Juicy-Fruit!
Celebrity-Rich-Hero
Rollin out the Rolls!
Proud cheatin on your (Black) wife
Loud beatin on your (white) wife

Real slime open mouth
police officer-true-creep
evil-and-uncouth
fixin to burn black people
killin the song of our sleep

Neither one of you
gets any play in my day
I know what you do
your money your guns your say
so against my pepper spray

Okay! laugh away!
I hear you and I accuse
you both: I refuse
to choose: All black and blue news
means that I hurt and I lose.

EM TEMPO NO TANQUE

Eu me recuso a escolher

entre corda de linchamento e estupro coletivo

o blues é o blues!

minha pele e meu sexo: dívidas profundas

Eu não tenho desejo de escapar

 

Eu me recuso a perder

a chama do meu espaço único

essa segurança eu escolho

entre seu punho e meu rosto

entre meu gênero e raça

 

Todas as notícias pretas e azuis

murcham o coração da minha mão

e levam ao abuso

ninguém precisa entender:

o suicídio apaga as pistas

 

Grande-tempo-fruta-suculenta!

Celebridade-rico-herói

Lançando os rolos!

Orgulhoso traindo sua esposa (negra)

Batendo forte em sua esposa (branca)

 

Boca aberta de lodo de verdade

policial-verdadeiro-safado

mal-e-grosseiro

preparando para queimar pessoas negras

matando a música do nosso sono

 

Nenhum de vocês

tem nenhuma chance no meu dia

Eu sei o que vocês fazem

seu dinheiro suas armas vocês dizem

assim contra meu spray de pimenta

 

Ok! Ria à vontade!

Eu ouço vocês e acuso

ambos: eu me recuso

a escolher: Todas as notícias pretas e azuis

significam que eu sofro e perco.

No comments: