Thursday, October 04, 2018

Uma poesia de Elías Nandino


Nocturno a tientas         
Elías Nandino

A oscuras, yacentes
en el mismo lecho,
somos brasas despiertas
que vigilan
el pulso de sus lumbres.
Me animo y aventuro
mi mano por su cuerpo:
voy encontrando
laderas y llanuras,
asomo de pezones
y un par de lomas redondas
que en un precipicio
aparta,
haciendo entre las dos
una cañada.
A tientas
en su fondo palpo
un inasible vello
casi sueño…
Parece que ando cerca
de las puertas del cielo.
El merodeo prosigue
y después
de subidas y bajadas,
bajadas y subidas,
doy con algo
inédito y matrero.
– ¡Hallazgo afortunado
que al fin me queda
como anillo al dedo!-


TATEAR NOTURNO

No escuro, deitados
no mesmo leito,
somos brasas acordadas
que vigiam
o pulso de suas luzes.
Me animo e aventuro
a minha mão para o seu corpo:
vou encontrando
ladeiras e planícies,
o eriçar dos mamilos
e um par de morros redondos
que em um precipício
se aparta,
fazendo entre os dois
um vale.
Tateando
no seu plano inferior
um cabelo incompreensível
quase sonho ...
Parece que estou perto
das portas do céu.
O vadiagem prossegue
e depois
de altos e baixos,
descidas e subidas,
dou com algo
inédito e matreiro.
Achado afortunado
Que, ao fim, me caí
como um anel no dedo!

Ilustração: Revista SAMIZDAT.

No comments: