Sunday, May 16, 2021

Outra poesia de Jules Supervielle



FIGURES  

Jules Supervielle

Je bats comme des cartes

Malgré moi des visages,

Et, tous, ils me sont chers.

Parfois l´un tombe à terre

Et j´ai beau le chercher

La carte a disparu.

Je n´en sais rien de plus.

C´était un beau visage

Pourtant, que j´aimais bien.

Je bats les autres cartes.

L´inquiet de ma chambre,

Je veux dire mon coeur,

Continue à brûler

Mais non pour cette carte,

Qu´une autre a remplacée:

C´est un nouveau visage,

Le jeu reste complet

Mais toujours mutilé.

C´est tout ce que je sais,

Nul n`en sait davantage.

 

FIGURAS

Luto como dou as cartas

Malgrado meus rostos,

E, todos me são queridos.

Às vezes, tomba um na terra

Inútil o procurar

A carta desapareceu.

Eu não sei de mais nada.

Era um belo rosto

Contudo, eu gostei.

Embaralhei as outras cartas.

A inquietude do meu quarto,

Quero dizer meu coração

Continua a arder

Mas não por este cartão,

Que outro o substituiu:

É um novo rosto,

O jogo segue completo

Mas ainda desfalcado.

É tudo o que eu sei,

Ninguém sabe mais.

Ilustração: Revista Circuito.

No comments: