Tuesday, July 13, 2021

ORAÇÃOZINHA PARA SÃO JERÔNIMO


Ah! Jeronimozinho, meu grande e amado santo,

igual a ti, muitas vezes mais, talvez, traduzi

tudo ao gosto do freguês-eu, no meu caso.

E, igual a ti, de nada me arrependi

ainda que de eremita só tenha tido

o cabelo raspado, por engano,

de um barbeiro avariado.

Sei que jamais terei um leão

(nem um cachorro ou gato),

proeminência em Roma,

nem me verão como bibliotecário

ou enciclopedista,

porém, tenho também

tua fraqueza

de gostar escondido

de mulheres.

Ah! Meu santinho querido!

Somos diversos

quanto à comida:

eis, sempre fostes, um comedido

na alimentação.

Eu não!

Adoro uma ceia lauta,

com boa bebida

e rico talheres.

Vê, e cuida,

para que este defeitinho

não me atrapalhe

na prestação de contas.

Sê bondoso comigo

como Paula foi contigo

abrindo as burras-

tudo bem era uma santa-

longe disto estou,

mas, lembra-te,

que, sem dinheiro,

passei muitos apertos.

Meu santinho

salva este teu tradutor

e confesso pecador!!


Ilustração: https://linguaeculturajuliopedrosa.wordpress.com/

No comments: