Thursday, September 26, 2024

Uma poesia de Larry Levis

 
GHAZAL

Larry Levis

Does exile begin at birth? I lived beside a wide river
For so long I stopped hearing it.

As when a glass shatters during an argument,
And we are secretly thrilled. . . . We wanted it to break.

Always something missing now in the cry of one bird,
Its wings flared against the wood.

Still, everything that is singular has a name:
Stone, song, trembling, waist, & snow. I remember how

My old psychiatrist would pinch his nose between
A thumb & forefinger, look up at me & sigh.

GAZAL

O exílio se inicia ao nascer? Eu vivia ao lado de largo um rio.

Assim por um longo tempo eu parava para ouvi-lo.

Como quando um copo se estilhaça durante uma discussão,

E nós ficamos secretamente emocionados. . . . Nós queríamos ele quebrado.

Sempre alguma coisa falta agora no grito de um pássaro,

suas asas se alargaram contra a madeira.

Ainda assim, qualquer coisa que é singular tem um nome:

Pedra, canção, tremor, cintura, & neve. Eu relembro como

Meu velho psiquiatra apertava o nariz entre

Um polegar & indicador, olhando para mim & suspirava.

Ilustração: Fashion Export.

No comments: