Tuesday, December 26, 2017

Uma poesia de José Batres Montúfar

 Yo pienso en ti                                                   
José Batres Montúfar

Yo pienso en ti, tú vives en mi mente
sola, fija, sin tregua, a toda hora,
aunque tal vez el rostro indiferente
no deje reflejar sobre mi frente
la llama que en silencio me devora.
En mi lobrega y yerta fantasía
brilla tu imagen apacible y pura,
como el rayo de luz que el sol envía
a través de una bóveda sombría

al roto mármol de una sepultura.
Callado, inerte, en estupor profundo,
mi corazón se embarga y se enajena
y allá en su centro vibra moribundo
cuando entre el vano estrépito del mundo
la melodía de tu nombre suena.
Sin lucha, sin afán y sin lamento,
sin agitarme en ciego frenesí,
sin proferir un solo, un leve acento,
las largas horas de la noche cuento
¡y pienso en ti!

EU PENSO EM TI

Eu penso em ti, tu vives na minha mente
sozinha, fixa, sem trégua, a toda hora,
embora talvez o rosto indiferente
não deixe refletir na minha fronte
A chama que em silêncio me devora.
Na minha lobrega e imóvel fantasia
brilha tua imagem pacífica e pura,
Como o raio de luz que o sol envia
através de uma abóbada sombria

ao mármore quebrado de uma sepultura.
Calado, inerte, em estupor profundo,
meu coração apreende e aliena
e além do seu centro vibra moribundo
quando entre o vão estrepito do mundo
a melodia do seu nome soa.
Sem luta, sem afã e sem lamento,
sem agitar-me em cego frenesi,
sem proferir um só, um leve acento
as longas horas da noite conto
E penso em ti!

No comments: