Thursday, October 22, 2020

Outra poesia de Nicoletta Fazio

 


PENSIERI

Nicoletta Fazio

 

Profeta di amari

canti

vago ancora per strade

non più mie

a cercare

quell'antica promessa,

ricordo bambino,

di un nonsoché perduto.

Altri tramonti avrà

ancora la civetta,

altre albe passeranno

su di me

come maree erranti

a chiedere il senso

di quel flusso eterno,

dolce e crudele,

come il cadere delle foglie

d'autunno.

Avrò ancora sussurri

da affidare al vento

sulle labbra,

io, come un tempo,

mani in tasca

a stringere con rabbia

sogni,

i pochi – solomiei -

superstiti.

Mendicante di illusioni,

ti cercherò ancora

come un tempo

in strade avare

di parole

per dividere a metà

un sorriso.

 

PENSAR

 

Profeta de amarguras

canto

vagando ainda pelas ruas

não é mais minha

a busca

daquela antiga promessa,

Eu me lembro, criança,

de um não sei o que perdido.

Outros pores do sol terão

ainda a coruja,

outras auroras passarão

em mim

como marés errantes

para pedir significado

desse fluxo eterno,

doce e cruel,

como o cair das folhas

do outono.

Ainda vou ouvir sussurros

confiados ao vento

nos lábios,

Eu, como no passado,

mãos no bolso

a apertar com raiva

os sonhos,

os poucos - chorados -

sobreviventes.

Mendigo de ilusões,

te procurarei de novo

como no passado

nas ruas ruins

das palavras

para dividir ao meio

um sorriso.

Ilustração: Blog Colégio Rio Branco.

No comments: