Friday, October 25, 2019

Mais uma vez a poesia de Philip Larkin



TO FAILURE

Philip Larkin

You do not come dramatically, with dragons
That rear up with my life between their paws
And dash me butchered down beside the wagons,
The horses panicking; nor as a clause
Clearly set out to warn what can be lost,
What out-of-pocket charges must be borne
Expenses met; nor as a draughty ghost
That's seen, some mornings, running down a lawn.

It is these sunless afternoons, I find
Install you at my elbow like a bore.
The chestnut trees are caked with silence. I'm
Aware the days pass quicker than before,
Smell staler too. And once they fall behind
They look like ruin. You have been here some time.

O FRACASSO

Você não vem de modo dramático, com os dragões
que se destacam com a minha vida entre suas patas
e me atropelam ao lado dos vagões,
com os cavalos em pânico; nem como uma cláusula
que, claramente, avisa o que pode ser perdido,
quais cobranças diretas devem ser pagas
quais despesas atendidas; nem como um fantasma desonesto
o qual é visto, algumas manhãs, correndo por um gramado.

São essas tardes sem sol, em que descubro 
que se instalastes no meu cotovelo como um furo.
Os castanheiros estão cobertos de silêncio. Eu estou
consciente de que os dias passam mais rápido do que antes,
que cheiram diferente também. E uma vez que eles ficam para trás

parecem como ruínas. Você está aqui há algum tempo.

Ilustração: https://gustavosucci.com.

No comments: