Wednesday, October 30, 2019

Uma poesia de Maurice Scève





Délie. Moins je la voy...

Maurice Scève

Moins je la voy, certes plus je la hays:
Plus je la hays, et moins elle me fasche.
Plus je l'estime, et moins compte j'en fais:
Plus je la fuys, plus veulx, qu'elle me sache.
En un moment deux divers traicz me lasche
Amour et hayne, ennuy avec plaisir.
Forte est l'amour, qui lors me vient saisir
Quand hayne vient et vengeance me crie:
Ainsi me faict hayr mon vain désir
Celle, pour qui mon coeur toujours me prie.

DÉLIA. QUANTO MENOS A VEJO

Quanto menos a vejo, com certeza mais odeio:
Quanto mais a odeio, menos ela me atormenta.
Quanto mais valorizo e menos a acho em conta:
Quanto mais a levo, melhor ela me entende.
Num momento os dois diversos me fazem covarde
Amor e ódio, entediados de prazer.
Forte é o amor que vem me reter
Quando o ódio me pede vingança:
E devo odiar assim o vão desejo
Por quem meu coração sempre me implora.

Ilustração: Igreja vivo por ti.

No comments: