Wednesday, September 30, 2020

Outra poesia de Juan Boscán

 


Soneto

Juan Boscán

Como aquel que en soñar gusto recibe,

su gusto procediendo de locura,

así el imaginar con su figura

vanamente su gozo en mí concibe.

 

Otro bien en mí, triste, no se escribe,

si no es aquel que en mi pensar procura;

de cuanto ha sido hecho en mi ventura

lo sólo imaginado es lo que vive.

 

Teme mi corazón de ir adelante,

viendo estar su dolor puesto en celada;

y así revuelve atrás en un instante

 

a contemplar su gloria ya pasada.

¡Oh sombra de remedio inconstante,

ser en mí lo mejor lo que no es nada!

 

SONETO

Como aquele que em sonhar sente prazer,

seu gosto procedendo da loucura,

assim ao imaginar com sua figura

vão sua alegria em mim a conceber.

 

Outro bem em mim, triste, não se escreve,

se não é aquele que meu pensar procura;

do quanto tem sido feito em minha ventura

que apenas do imaginado é o que se vive.

 

Teme meu coração ir adiante

vendo estar sua dor posta em cilada;

e assim volta atrás em um instante

 

a contemplar sua glória passada.

Ó sombra de remédio inconstante,

Seja em mim o melhor que não é nada!

Ilustração: https://canaismax.com/.

 

No comments: